Por Ivaldo Paixão e Sandro Correia
Jorge da Silva: um legado da Comunidade Negra Brasileira
O pós-doutor em ciências sociais, antropólogo, professor universitário, advogado, cientista político, ativista dos direitos humanos, ex-secretário de governo no estado do Rio de Janeiro coronel da reserva PM-RJ Jorge da Silva faleceu nesse 15 de dezembro de 2020 aos 78 anos deixando um grande legado para toda a sociedade brasileira,
Por Gardel Rolim
Gardel Rolim: SUS e os desmandos do Governo Federal
Acompanhamos nos últimos dias em noticiários nacionais, mais um episódio de desmando do Governo Federal em relação à saúde pública. Desta vez, a vítima foi a saúde mental e seus serviços. O mais revoltante é que ao passo que temos uma sustentação no número de casos de Covid-19 e uma
Por Chico D' Ângelo
Chico D' Ângelo: Niterói e a importância de uma gestão profissional da saúde
Niterói, nessa grave crise da pandemia de COVID-19, tem sido uma cidade com gestão exemplar graças ao trabalho do prefeito Rodrigo Neves (PDT-RJ) e ao desempenho irretocável do secretário municipal de saúde, o médico sanitarista Rodrigo Oliveira. A pandemia tem mostrado a importância do SUS e cada vez mais a
Por Ciro Gomes
Ciro aponta responsabilidade do Estado na redução da desigualdade
Há certos consensos sobre o papel do Estado entre aqueles que acham que a desigualdade é um problema fundamental. E eu acho que a desigualdade é o maior dos problemas brasileiros. O primeiro é o papel tributário. Todos, ao menos em público, sabem que o sistema de impostos tem que
Nelson Marconi
A esperança é o projeto de Ciro
Em sua coluna nesta Folha (“A esperança de Ciro fica a dever”; 8.nov.20), Samuel Pessôa criticou o recente livro de Ciro Gomes, “Projeto Nacional: O Dever da Esperança”. Nada além do esperado, até demorou demais. Ciro segue os preceitos das teorias que melhor explicam o processo histórico de desenvolvimento dos
Por Nelson Marconi
Nelson Marconi: O Banco Central já possui toda a autonomia de que precisa
A política monetária é um dos instrumentos mais importantes de política econômica. Através dela, define-se a taxa de juros, que é uma das principais variáveis utilizadas para controlar o nível de atividade e de emprego e a inflação. O Banco Central define não só a taxa juros, mas o volume
Movimento Cultural Darcy Ribeiro PDT
98 anos de Darcy Ribeiro
Se estivesse vivo, Darcy Ribeiro completaria neste dia 26 de outubro, 98 anos de idade. E nesse dia do seu aniversário restam as lembranças e os ensinamentos deixados por esse antropólogo, professor, escritor, político, e brasileiro apaixonado. Nesse momento que estamos vivendo, sem dúvidas suas obras, reflexões e projetos se
Veja a Íntegra
Getúlio Vargas e sua genialidade indiscutível
O dia 3 de outubro tem um grande valor histórico para o Trabalhismo e para o Brasil. Em 1950, nesta data, a população elegeu Getúlio Vargas, o “pai dos pobres”, como presidente da República, após ser deposto pelos militares em 1945, o que provocou o fim dos quinze anos da
Maria José Latgé
Dia do idoso: Movimento dos Aposentados e Pensionistas do PDT reforça a importância dos cuidados com a saúde
Pela primeira vez, em mais de uma década, o Movimento dos Aposentados , Pensionistas e Idosos do PDT (Mapi) não se reunirá presencialmente para festejar o Dia do Idoso. Esta foto da nossa última reunião, realizada no ano passado, no Fluminensinho, em Niterói (RJ), ganhou mais um ano de validade –
Humberto Mattos de Assumpção
O SUS
A Constituição de 1988 estabeleceu conceitos duradouros de proteção integral à saúde dos cidadãos brasileiros instituindo a implementação da seguridade social, que visou proteger o povo brasileiro em sustentáculos definitivos da Vida social, econômica e política do cidadão nacional, incluindo aqueles que aqui nasceram e aqueles que migraram para a