José Augusto Ribeiro
Brizola levou água para o povão: se tivessem continuado...
Ainda bem que o Brizola também era engenheiro. Como governador do Estado do Rio, foi visitar o Guandu (a grande estação de tratamento de água construída para a abastecer de água a cidade do Rio e seu entorno), propagandeado desde sua construção como a obra do século; de iniciativa de
Edson Rodrigues
Que mundo emergirá da Covid-19?
O Coronavirus (Covid-19) só explicita algo que há muito vem sendo exposto: nosso despreparo para o enfrentamento de uma pandemia. Em 2017, a Flight Aware anunciou que monitorou os voos oficiais do ano anterior e revelou os números a que chegou: em média, 9.728 aviões cortaram os horizontes de todo
Wellington Penalva
O Brasil entre a pandemia e a parasitose
A situação é duplamente grave para os brasileiros. Precisam lidar com a pandemia do Coronavírus (Covid-19) e com o parasita que contraíram nas eleições de 2018. Apesar disso, a união entre os atores envolvidos na atual crise – desconsiderando o presidente da República – pode trazer alguma esperança para o
Renato Avellar de Albuquerque
Por uma revisão no modelo de luta dos sindicatos de professores no século XXI
Diversas vezes tive a oportunidade de manifestar minha opinião sobre o tema "greve de professores", e em quase todas elas pareço causar espanto ao sentenciar: sou contra este tipo de greve que estamos acostumados, em que professores paralisam suas atividades por tempo indeterminado. Embora possa existir circunstâncias específicas em que
Por Eduardo Rodrigues de Souza
Detentores de mandato eletivo podem mudar de partido até o dia 3 de abril sem sofrer sanções
A partir desta semana, até o dia 3 de Abril, detentores de mandato eletivo podem se filiar a um novo partido sem sofrer qualquer sanção.  A data de 5 de março de 2020 pode ser considerada por muitos como o primeiro grande dia para quem quer concorrer à reeleição. É
Por Eduardo Rodrigues de Souza
Pode filmar ação policial?
A função de denunciar crimes públicos não é mera faculdade, mas um encargo Atualmente é comum se ver pessoas sacando seus smartphones para realizar os mais diversos tipos de filmagens. De espetáculos ao pôr do sol, a realização de filmagens particulares se transformou em um comportamento comum do nosso tempo.
Por Eduardo Rodrigues de Souza
O mundo, a China e os direitos humanos
Fórum realizado em Pequim, no início de dezembro, contou com representantes de mais de 80 países que, somados, possuem a população de 80% do planeta Representantes de organizações internacionais, acadêmicos e enviados de aproximadamente 80 países se reuniram com cerca de 300 funcionários do Estado Chinês durante o Fórum Sul-Sul
Por Gustavo Fruet