Wendel Pinheiro
"Leonel Brizola, minha referência!" (PARTE ll), por Wendel Pinheiro
A perda da sigla do PTB fora uma perda irreparável para um líder trabalhista que não somente ajudara a fundar e construir o PTB pré-1964, bem como prosseguiria o legado nacional-reformista de Jango e a linha trabalhista de Vargas. O seu choro ao rasgar uma folha com a sigla do
Wendel Pinheiro
"Leonel Brizola, minha referência!" (PARTE l), por Wendel Pinheiro
Um líder trabalhista que, junto com João Goulart, teve como o seu mestre político nada mais que o líder nacional-popular Getúlio Vargas. Aquariano com ascendente em virgem e lua em sagitário e nascido às 22h no dia 22 de janeiro de 1922 em Carazinho, no interior gaúcho, Brizola lutaria no
Lauri Bernardes
Partidos são muito mais do que movimentos, por Lauri Bernardes
Tem crescido no Brasil nos últimos anos, com a democratização do acesso à internet e também o descrédito de boa parte da classe política e dos movimentos sociais, a existência dos diversos movimentos "oriundos" da sociedade civil. Repaginando as experiências do IPES/IBAD nos anos 1960, estes movimentos, conhecidos como "think
Guilherme Landim
Sobre parlamento, vacina e sociedade, por Guilherme Landim
Não é à toa que o Parlamento é conhecido como a casa do povo. Também não é apenas retórico que nós, Deputados, sejamos representantes da população. Essas associações têm a ver com nossa preocupação cotidiana: entender as mudanças pelas quais passam a sociedade e tentar traduzir isso em debates e
Por Gardel Rolim
A precarização do trabalho como um dos fatores de agravamento da crise econômica
O debate político acerca da avaliação do Governo Federal tem se consolidado em torno da taxa de geração de emprego. E é bem verdade que alguns postos de trabalho de carteira assinada vêm sendo criados ao longo de 2019. Com a última Reforma Trabalhista aprovada em 2017, é possível que
Romeu Aldigueri
Precisamos discutir a concessão de Jericoacoara
No dia 3 de dezembro, fomos surpreendidos com a publicação no Diário Oficial da União de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que qualifica três pontos turísticos do Brasil para concessão à iniciativa privada. Os locais são o Parque Nacional de Jericoacoara, aqui no Ceará, o Parque Nacional dos
Marcelo Barros
Jango, presente! Ciro Gomes, agora!
Nesse dia 6 de novembro, rendemos nossas homenagens ao único presidente brasileiro que morreu fora da sua pátria: João Goulart, ou simplesmente, Jango. Um democrata por completo. Um homem que teve a coragem de ser o único ministro do Trabalho a dar um aumento de 100% para o Salário Mínimo. Foi
Rylla Bryanne Moraes
Bolsonaro e Amazônia - por Rylla Bryanne
Nesta semana, o Presidente da República fez mais uma declaração polêmica a respeito das queimadas na Amazônia, tentando novamente jogar a culpa para ONG’s, e enquanto isso, as ações necessárias para impedir tal ação contra esse bioma tão importante para o território brasileiro não é realizada. As queimadas são criminosas
Por Lauri Bernardes
O fim do interior com o Pacto Federativo
O Brasil está discutindo um novo Pacto Federativo. Porém, diferente do que aconteceu em outros momentos recentes, quando esse assunto foi colocado em debate, com as diretrizes conservadoras e neoliberais que governam o País, o perigo torna-se bem maior. Principalmente para as classes mais baixas e os trabalhadores em geral
Wellington Penalva
Subserviência ou soberania, o que o Brasil prefere?
Resposta de Jango à Kennedy, em 1962, expressa a soberania hoje esquecida pelo nacional-charlatanismo do governo Bolsonaro “Quem muito abaixa mostra o rabo”, costumam dizer os mais velhos. O grosseiro dito popular é bem ilustrado pela atual política externa do Brasil. Em busca de migalhas, como a entrada na Organização