André Figueiredo toma posse como secretário executivo do MTE

 O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, empossou na terça-feira (6) o novo secretário-executivo do ministério, o ex-deputado federal André Figueiredo (CE). Ele assume o lugar do ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, que passa a atuar como assessor especial do ministro. O ato de posse aconteceu no auditório do ministério e contou com a presença de deputados, senadores e servidores. 

Ao empossar Figueiredo, o ministro Lupi ressaltou a importância de fazer da gestão pública um verdadeiro sacerdócio, afirmando que “esse ministério vai ganhar uma marca de quem trabalha e vocês vão se orgulhar dele, ainda mais com a experiência administrativa que André acumulou durante os anos”. A secretaria executiva é a área responsável por coordenar e executar todas as atividades da pasta. 

O novo secretário executivo, André Figueiredo, enfatizou que irá se empenhar na implementação do plano de cargos e carreira dos servidores, de maneira a valorizar os funcionários do ministério. “Nossa missão é fazer com que a gestão de Lupi seja reconhecida como a gestão de quem realmente se dedica ao trabalhador”, afirmou Figueiredo. Dentro da hierarquia do Ministério, o secretário executivo ocupa a função de ministro interino sempre que o titular viaja ao exterior.
Natural de Fortaleza, André Peixoto Figueiredo é formado em Economia e Direito, especializado em Comércio Exterior. Filiado ao PDT desde 1985, começou a trajetória política como presidente da Juventude Socialista do partido. Em 1994, assumiu o primeiro cargo público, como subsecretário estadual de
Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Ceará. Onze anos depois, tomou a frente da Secretaria de Esporte e Juventude, no mesmo estado. Em 2005 assumiu mandato de deputado federal, sendo eleito vice-líder da bancada do PDT. Atualmente é presidente Estadual do PDT cearense.

MTE