André Figueiredo requer instalação de CPI para investigar a Lava Jato


PDT na Câmara
16/09/2019

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), apresentou, junto a outros parlamentares, um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar “violações dos princípios constitucionais e do Estado Democrático de Direito, em razão da suposta articulação entre os Membros da Procuradoria da República no Paraná e o então Juiz Sergio Moro da 13a Vara Federal de Curitiba, tornada pública pelo site The Intercept no mês de junho do corrente ano”.

Para André Figueiredo, o atual ministro da Justiça, bem como os membros do Ministério Púbico Federal envolvidos na investigação, teriam a chance de demonstrar na CPI que não houve “má conduta” por parte da força-tarefa nas investigações da Operação Lava Jato.

“Somos totalmente a favor de investigações e do combate à corrupção. O que não podemos compactuar é que façam da justiça um palco de disputas político ideológicas, e ataquem o estado democrático de direito. Por isso, se dizem que não há má conduta na Lava Jato, não há o que temer”, afirma André Figueiredo.

O documento com 175 assinaturas dos parlamentares – número suficiente para a instalação da CPI – foi apresentado à presidência da Câmara na quinta-feira (12) e aguarda a deliberação do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), para instalar a comissão. O líder do PDT disse que irá conversar com Maia para tentar acelerar a análise do requerimento. Para que a CPI seja criada, o requerimento deve ser lido no plenário da Casa, mas, desde que o pedido de instalação foi protocolado, o presidente ainda não se pronunciou sobre o assunto.