André Figueiredo é homenageado pela Marinha do Brasil

Ascom André Figueiredo
André Figueiredo (PDT-CE) recebe Medalha Mérito Tamandaré pelas mãos do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Ferreira
André Figueiredo (PDT-CE) recebe Medalha Mérito Tamandaré pelas mãos do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Ferreira

O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) foi homenageado pela Marinha do Brasil com a Medalha Mérito Tamandaré por seu trabalho realizado à frente do Ministério das Comunicações e no Congresso Nacional. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (15), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB-DF), também em comemoração ao Dia do Marinheiro.

O deputado pedetista recebeu a honraria das mãos do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Ferreira.  Ao agradecer pela homenagem, o parlamentar disse ser o reconhecimento de uma trajetória que, segundo ele, sempre esteve voltada para a defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros e da soberania do País.

“Como ministro das Comunicações, líder do PDT na Câmara e militante do Trabalhismo desde a juventude no Ceará, luto para que o Brasil seja uma nação mais igual, proporcionando o desenvolvimento social associado ao progresso econômico”, exaltou.

Nos projetos desenvolvidos em parceria com as Forças Armadas, André Figueiredo se destacou a partir da atuação na Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, que apoia as pesquisas realizadas no Continente Antártico por cientistas brasileiros.

Pelo Ministério, ele reforçou a importância das ações voltadas para expansão da conexão de banda larga e da segurança das comunicações em todo o território brasileiro. Sobre esse tema, pode-se ressaltar a Amazônia Conectada, que permitiu a construção de cabos subaquáticos lançados nas calhas dos rios da região, e o desenvolvimento do primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do Brasil, que será lançado no início de 2017.

Condecoração

Criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a medalha busca agraciar autoridades, instituições e personalidades, tanto civis quanto militares, de todas as nacionalidades, que promoveram serviços relevantes na história da Marinha do Brasil.

Entre os agraciados, também estavam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ministros de Estado, parlamentares, militares, além de membros do judiciário e da sociedade civil.