André Figueiredo exalta resistência do movimento estudantil cearense na ditadura militar

Bruno Ribeiro

IMG_1187Movimento de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Dessa forma, o deputado federal André Figueiredo(PDT-CE) exaltou a importância histórica da atuação dos estudantes cearenses ao prestigiar o lançamento do livro ‘O Sonho é Realidade’, de autoria do escritor Galba Gomes. O evento ocorreu nessa quarta-feira (19) no auditório da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em Fortaleza.

Aberto pelo presidente da diretoria da ABO no Ceará, Emilson Barros, o evento também contou com as presenças do também deputado federal, Leônidas Cristino (PDT-CE), do secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, e do suplente de deputado estadual, Anderson Palácio, assim como de outras autoridades do estado.

André Figueiredo, que foi presidente do Centro Acadêmico de Economia e diretor do DCE, na UFC, no final da década de 80, ressaltou a importância da participação dos jovens no desenvolvimento do país. “Desde a adolescência, sempre acreditei na contribuição da juventude para alcançar a evolução de áreas como educação, trabalho e saúde”, afirmou. “Pelas novas gerações que construímos um futuro melhor para o Brasil”, completou.

Com 240 páginas, o livro foi publicado pela Editora Omni e apresenta, na capa, o sol inspirado no logotipo que simbolizou (UFC) a geração do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará, em 1968. “Poder prestigiar o sucesso desse companheiro de mais de 30 anos de PDT é muito satisfatório. Ratifica o orgulho de ser pedetista”, comentou o ex-ministro das Comunicações.

Pelo texto, o leitor encontrará relatos da época gerida pelos militares, que perdurou entre os anos de 1964 e 1985. O destaque fica por conta dos fatos ao longo do Ato Institucional nº 5, AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968 pelo governo do general Costa e Silva e que representou o pacote de medidas mais arbitrárias da época, tendo a censura como ícone.

Biografia

Graduado em Odontologia e mestre em Psicologia, José Galba de Meneses Gomes foi professor na Universidade de Fortaleza (Unifor), secretário-adjunto e executivo de Saúde do Estado do Ceará, além de superintendente Regional substituto do Ministério do Trabalho e Emprego no Ceará. Atualmente, é Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira Ensino Odontológico (Abeno).