André Figueiredo é reconduzido por unanimidade à liderança do PDT na Câmara

Elizângela Isaque
12/01/2019

O deputado federal André Figueiredo (CE) foi reconduzido, neste sábado (12), por unanimidade, à liderança do PDT na Câmara neste segundo e último dia de reunião da Executiva Nacional do partido, que acontece desde ontem (11), na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), no Rio de Janeiro.

Na visão do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do vice-presidente nacional da legenda, Ciro Gomes, e das demais lideranças presentes no encontro, André Figueiredo tem a experiência e o poder de articulação necessários para o atual momento político do País. Eleito pela quinta vez para liderar os pedetistas na Câmara, o parlamentar terá, agora, o desafio de manter a unidade da bancada pedetista – que aumentou significativo nessas eleições, contando agora com 28 deputados – e, juntos, defender o povo brasileiro, por meio de uma oposição responsável ao atual governo.

Nesse sentido, Ciro reforçou a importância da união da equipe; da realização de um trabalho coletivo de desenvolvimento, respeitando as questões básicas do partido, mantendo, sobretudo, a coerência que o PDT tem apresentado na Câmara ao longo dos anos.

Presidência da Câmara

E foi com esse entendimento que a maioria dos membros da Executiva votou a favor do indicativo de apoio à candidatura de Rodrigo Maia à presidência da Câmara. Na visão do PDT, o respeito que Maia, atual presidente da Casa, conquistou entre os parlamentares, cumprindo de forma séria os compromissos assumidos, será importante para o fortalecimento da independência e valorização do Legislativo.

“Estamos construindo uma oposição qualificada, com conteúdo, junto ao PCdoB e PSB. Essa legislatura será uma luta diária, em defesa dos direitos dos trabalhadores. É um desrespeito o que alguns políticos andam fazendo com a história do Brasil e a memória daqueles que lutaram por um país mais justo. Vamos, aqui, pensar num Brasil para frente”, disse o líder.

Outra decisão importante foi a realização, em fevereiro, de um novo encontro da Executiva e de toda a bancada pedetista, para discutir, de forma ampla, as questões relacionadas com a Previdência.