André Figueiredo declara apoio ao prefeito Barbosa Neto

O Líder do PDT na Câmara, André Figueiredo(CE), manifestou seu apoio nesta quarta-feira (16-05), em Plenário, ao prefeito de Londrina, Barbosa Neto. O deputado comunicou que a direção nacional do seu partido fará um ato público no próximo dia 21, em apoio  à gestão do prefeito. Barbosa, segundo o líder, vem sendo vítima de uma campanha de oposição promovida por setores conservadores  do município aliados a uma mídia que teve privilégios cortados durante a gestão do pedetista. “Estão orquestrando uma tentativa de alijá-lo do pleito eleitoral de outubro, bem como cassá-lo”.

O deputado salientou que, em três anos, Barbosa Neto fez mais do que as administrações anteriores fizeram em 30 anos. “Barbosa implantou a educação em tempo integral, que é uma bandeira do nosso partido, construiu mais de 5 mil casas e reduziu a tarifa de ônibus para a mais barata de nosso País.”

O líder do PDT destacou também outras  ações do prefeito de Londrina em prol da melhoria da área da educação no estado, como  a contratação de  mais de 600 professores, criação do Plano de Cargos e Carreiras, com a definição de piso salarial de  R$ 1.761, 59 reais, além de criar a guarda municipal. “Na administração dele foram criados quase 27 mil empregos”, ressaltou.

André Figueiredo ironizou ao declarar que  talvez um dos  “pecados” do prefeito tenha sido  acabar com os privilégios que setores da comunicação gozavam  nas gestões anteriores. De acordo com o deputado, foram gastos só nos últimos oito anos mais de R$100 milhões com publicidade e propaganda. “Isso evidentemente gerou toda essa celeuma, onde setores da imprensa, aliados a setores conservadores, vêm fazendo uma grande mobilização entre eles, mas que não conta com a aceitação popular, para derrubar o Prefeito Barbosa Neto”, acrescentou o deputado.

Ao final do seu discurso, André informou que a direção nacional do PDT irá a Londrina para evitar que um grupo tente tirar, sem provas materiais, o que  a população  decidiu nas urnas.  “As provas não existem, o que existe é uma manifestação clara e inconteste de derrubar um Prefeito que tem todas as condições de continuar a administração naquela que é a quarta maior cidade do Sul do País.”

Íntegra do discurso

O SR. ANDRÉ FIGUEIREDO (PDT-CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente Marco Maia, Sras. e Srs. Deputados, assomo à tribuna para fazer um discurso de solidariedade ao Prefeito de Londrina, nosso ex-companheiro nesta Casa, o ex-Deputado Barbosa Neto. Inclusive, a direção nacional do nosso partido vai promover um ato público no próximo dia 21, porque setores conservadores do Município de Londrina, aliados a uma mídia que teve privilégios cortados durante a gestão do Prefeito Barbosa Neto, estão orquestrando uma tentativa de alijá-lo do pleito eleitoral de outubro, bem como cassá-lo.
É bom que se diga que o Prefeito tem 7 dos 19 Vereadores. É bom que se diga o que o Prefeito Barbosa Neto fez nesse período, cuja aceitação popular é inconteste. O Prefeito Barbosa Neto, em 3 anos, fez mais do que as administrações anteriores fizeram em 30 na quarta principal cidade do Sul do País: implantou a educação em tempo integral, que é uma bandeira do nosso partido; construiu mais de 5 mil casas; reduziu a tarifa de ônibus para a mais barata de nosso País.
Talvez um de seus pecados — entre aspas — tenha sido justamente romper com o privilégio que setores da comunicação tinham de, em 8 anos, deter direitos de contratos de publicidade que beiravam 100 milhões de reais. Isso, evidentemente, gerou toda essa celeuma, e setores da imprensa, aliados a setores conservadores, vêm fazendo uma grande mobilização, mas não contam com a aceitação popular para derrubar o Prefeito Barbosa Neto.
Barbosa Neto também, na área de educação, contratou mais de 600 professores e paga o maior salário de professor do Estado, após a criação justamente do Plano de Cargos e Carreiras. O piso passou para 1.761 reais e 59 centavos. É bom que se diga também que, quando Barbosa assumiu, um professor no início de carreira ganhava 994 reais e 99 centavos. Para efeito de comparação, o valor do piso de Londrina é maior do que o piso nacional para 40 horas, que é de 1.451 reais — aumento de 77%. O piso lá é para 20 horas.
Barbosa Neto também criou a guarda municipal; 80% de servidores públicos municipais tiveram recuperação de 37,7% de defasagem salarial, herdados da administração anterior, além de reposição salarial em todos os anos da administração. Na administração dele foram criados quase 27 mil empregos.
É por isso, Sr. Presidente, que a bancada do PDT nesta Casa se solidariza com o Prefeito Barbosa Neto.
A direção nacional do PDT se dirigirá a cidade de Londrina, para que possamos evitar que um grupo tente tirar, baseado em um denuncismo sem fundamento, o que o povo decidiu nas urnas, pois não há provas materiais. Aliás, até foram contestados para que apresentem, porque nós seremos os primeiros a ratificar que essas provas possam derrubar o nosso Prefeito. Mas elas não existem, o que existe é uma manifestação clara e inconteste de derrubar um Prefeito que tem todas as condições de continuar na administração daquela que é a quarta maior cidade do Sul do País.
Obrigado, Sr. Presidente.

Secom Lid/PDT