AMT-DF define ações e estabelece parcerias com lideranças sociais

Ações incluem elaboração de políticas públicas


Por Elizângela Isaque
30/01/2017

“Não queremos ser melhores do que os homens. Só queremos ser ouvidas, enquanto caminhamos com eles, para ocuparmos o nosso espaço”. A frase dita pela presidente da Ação da Mulher Trabalhista do PDT-DF (AMT-DF), Eroídes Lessa, fez aumentar ainda mais a empolgação das cerca de 50 mulheres que lotaram a sala de reunião da sede nacional do PDT, em Brasília, no primeiro encontro do movimento deste ano, realizado nessa segunda-feira (30).

Um dos objetivos do encontro foi definir as agendas das ações atualmente desenvolvidas pela AMT-DF, para esse primeiro semestre, que concentram as Oficinas Itinerantes e as Ações Solidárias. Essas iniciativas, inclusive, foram responsáveis pelo crescimento do número de mulheres filiadas no partido e de adesões voluntárias para as atividades sociais desenvolvidas pelo movimento.

A outra pauta discutida no encontro foi a elaboração de projetos em prol do empoderamento das mulheres do DF. Em relação a esse tema, a reuniu teve outro momento de empolgação, devido à fala do recém-eleito presidente da Câmara Legislativa do DF, o deputado pedetista Joe Valle.

A visita do parlamentar, conforme explicada por ele, teve o intuito estabelecer um canal de comunicação que aproxime o parlamento dos movimentos de base do PDT, para que as políticas públicas voltadas para cada segmento atendam às reais necessidades levantadas por esses núcleos.

“O Poder legislativo precisa ser ressignificado. A política partidária é importante para a construção da cidadania. E é por isso que queremos vocês conosco. Tragam suas ideias”, convidou Valle, que fez questão de cumprimentar pessoalmente cada uma das mulheres presentes na reunião.