Ambientalista Axel Grael se filia ao PDT na próxima quarta-feira (29), no Rio


PDT Rio de Janeiro
27/01/2020

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT-RJ), convida a militância do PDT para a plenária de filiação do ambientalista Axel Grael na próxima quarta-feira (29). A solenidade será realizada na sede do PDT municipal, no centro de Niterói e terá a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Axel é secretário de planejamento da atual gestão municipal e, no governo anterior, exerceu o mandato de vice-prefeito.

Perfil

Axel Schmidt Grael , 61 anos, além de engenheiro florestal e ambientalista, é velejador e secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização de Gestão (SEPLAG) da Prefeitura de Niterói. Filho de Ingrid Schmidt e do coronel Dickson Melges Grael, também é irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael. Axel é um dos pioneiros da luta pelo Meio Ambiente em Niterói, fundador do More e ex-presidente do Instituto Rumo Náutico, o Projeto Grael, que forma jovens carentes para exercerem profissões ligadas ao mar. No governo Brizola, presidiu o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a partir de 2007, presidiu a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA).

Como presidente da FEEMA, enfrentou ameaças de morte contra desmatamentos ilegais e, mais tarde propôs – com sucesso -a criação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão que sucedeu a FEEMA a partir da fusão dela com a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Em 2012 Axel se elegeu vice-prefeito de Niterói na chapa de Rodrigo Neves, mas antes mesmo da posse, ainda no governo de Jorge Roberto Silveira, com autorização dele e de Rodrigo Neves, negociou e conseguiu sinal verde de Brasília, além de verbas, para viabilizar a construção do novo corredor viário da Região Oceânica, o BHS, já em funcionamento.

Experiente em gestão pública, depois de ocupar diversos cargos administrativos, Axel foi também responsável pela implantação em Niterói do SIGEO, a plataforma de geoinformações sobre o município, em 2017 considerada o melhor do país. Ele também é responsável pelo projeto “Niterói Jovem EcoSocial”, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que emprega cerca de 500 jovens de comunidades carentes de Niterói, com idades entre 16 e 24 anos, que estão trabalhando no reflorestamento dos morros e encostas da cidade, além de participarem de outras ações ambientais na cidade. Entre os morros reflorestados está o da Boa Vista, no Fonseca.

Serviço

Local: Rua Visconde de Sepetiba 415, perto do Jardim São João, no Centro de Niterói-RJ

Sede Municipal do PDT

Horário: 18h