Amazonino Mendes


01/08/2018

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM), no dia 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes, e é o político mais experiente do Brasil. Foi três vezes prefeito e está no quarto mandato de governador.

Iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas em 1969. Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes; é pai três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes.
Iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador.

Exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e 1992.

Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998. Em seu governo, criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Implantou o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos.

Mantendo as contas do governo sob controle, Amazonino fundou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001; construiu 484 escolas em todo o estado e revolucionou a saúde: 173 pontos de atendimento na Capital e no interior foram criados, quase 80% do total existente até então, entre inúmeras outras realizações.

Prefeito de Manaus de 2009 a 2012, Amazonino entregou mais de 600 salas de aula, modernizou o sistema de ensino e valorizou professores. Foi o criador do Bolsa Universidade, do Leite do Meu Filho, além de expandir o atendimento às mulheres de Manaus com as Carretas da Saúde.

Novo governo
Em 2017, Amazonino Mendes foi eleito governador novamente, durante a eleição suplementar, tornando-se o primeiro político amazonense a exercer quatro vezes o mandato de chefe do Executivo estadual.

No governo em curso, nos primeiros nove meses, destacam-se algumas ações como a concessão da recomposição das datas-bases salariais, que não eram cumpridas desde 2015, de servidores da educação, saúde e segurança, áreas que prestam serviços essenciais à população.

Além das recomposições, que variam de 24% a 27%, essas categorias de servidores tiveram benefícios assegurados, como o auxílio-alimentação e, no caso dos servidores da educação, o plano de saúde e, para policiais militares e bombeiros, auxílio-fardamento que não era concedido há sete anos.

Na área de segurança, o novo Governo realizou este ano a maior promoção a história da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), alcançando 6.330 policiais militares, beneficiando todas as patentes, oficiais e praças. Na Polícia Civil do Amazonas, convocou 215 novos policiais civis aprovados em concurso.

Desde outubro de 2017, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas renovou mais de 370 viaturas para as Polícias Militar e Civil, sendo mais de 300 na capital e o restante no interior do Estado, reforçando o patrulhamento ostensivo e os trabalhos investigativos. Ainda em agosto de 2018, outras 82 viaturas começam a circular nas ruas, beneficiando também municípios da Região Metropolitana de Manaus.

O novo governo também atraiu recursos para reforçar a capacidade e investimentos. Através do Programa de Apoio a Investimentos (Prodecap), obteve R$ 300 milhões que estão sendo empregados nas áreas de segurança pública, sistema prisional e na melhoria do sistema viário urbano dos municípios do Amazonas.

E, ainda, realizou concurso público com mais de 8 mil vagas para a área de educação e trabalha nos editais para realização de concurso para servidores da área de segurança pública.

Conseguiu avançar na gestão das finanças públicas, com medidas para melhorar o desempenho da receita e fazer frente à necessidade de investimentos. Assim, o Amazonas alcançou, no novo governo, a quarta melhor posição do Brasil em Resultado Primário, chegando a R$ 607 milhões, acima até de todos os estados das regiões Sul, Norte e Nordeste.