Allan Kardec protocola pedido e cobra providências imediatas contra COVID-19 em terras indígenas

Foto: Antônio Carlos Banavita

O “Cacique dos Caciques”, líder do Alto Xingu, Aritana Yawalapiti, foi internado em estado grave em Goiânia.

Ascom deputado Allan Kardec
27/07/2020

Desassistidos pelo Governo Federal, indígenas já contabilizam 582 mortes e quase 20 mil infectados pelo coronavírus. Dificuldade de acesso à Saúde é um entrave.

O deputado estadual Allan Kardec (PDT) oficializou a Comissão de Saúde e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa quanto ao sofrimento vivido pelos povos indígenas nas terras Xavantes da região do Araguaia e também dezenas de etnias no Alto Xingu, apresentando protocolo cobrando providências imediatas, anexando relatos, fotografias e reportagens publicadas.

Kardec cobra um posicionamento da Assembleia quanto às ações empreendidas para solucionar a fragilidade da Saúde indígena durante a pandemia em Mato Grosso, como a destinação de recursos emergenciais especificamente para os povos indígenas. O protocolo também se estendeu à Fundação Nacional do Índio (Funai), ao MPF, MPE e à Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Casa Civil.

“O secretário Gilberto Figueiredo apresentou um plano de ação contra a Covid-19 em terras indígenas, que inicia hoje na região de Barra do Garças. Queremos reforçar o apoio a essa parceria entre Ministério da Saúde, Forças Armadas, Saúde Indígena e Governo de MT, e solicitar que as etapas sejam antecipadas, pois a cada dia perdemos vidas na região do Alto Xingu, onde a previsão de atendimento pelo plano é somente para a próxima semana, o que representa muito tempo para quem está sendo duramente assolado pelo coronavírus”, afirma Allan Kardec.

Entre as ações propostas pelo deputado, estão o direcionamento de recursos emergenciais e o acesso urgente à estrutura hospitalar, com leitos e respiradores, além de campanhas sociais de arrecadação de donativos e mobilização para pressionar o Governo Federal a sair da inércia e investir esforços contra o Covid-19 em terras indígenas.

“Na última semana perdemos cinco caciques e três anciões para a Covid-19 no Alto Xingu, zeladores de saberes ancestrais passados há gerações e gerações. Todos os dias, as terras indígenas estão contabilizando mortes. É urgente que haja um esforço entre todos os entes públicos para adotarmos medidas contra a Covid-19 em terras indígenas, principalmente na acessibilidade à Saúde e apoio emergencial”, destaca Allan.

Na semana passada, o “Cacique dos Caciques” do Alto Xingu, Aritana Yawalapiti, foi internado em estado grave em Goiânia. Na ausência de atendimento em Mato Grosso, Aritana teve que se deslocar do Alto Xingu para Goiânia, com recursos arrecadados por donativos, sem a participação governamental. Está internado em um hospital privado, diante da ausência de leitos públicos. “Aritana é conhecido como o grande conciliador de todas as etnias indígenas do Alto Xingu, sua luta pela vida também é a luta pelos saberes ancestrais xinguanos”, finaliza Kardec.

Os casos de Covid-19 entre os povos indígenas têm sido acompanhados pela Plataforma de monitoramento da situação indígena na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, com relatórios diários disponíveis no endereço eletrônico www.covid19.socioambiental.org/.