Allan Kardec lança edital que destina recursos para projetos culturais no Mato Grosso


Ascom Prefeitura de Juína
04/02/2020

O secretário de estado da Cultura, Esporte e Lazer, professor Allan Kardec Benitez (PDT-MT), nesta terça-feira (4), em Juína, município de Mato Grosso, o edital “MT Afluentes”, que destinará R$ 900 mil reais de recursos específicos para contemplar projetos culturais dos municípios mato-grossenses. Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil.

Durante sua fala, Allan Kardec enfatizou que o edital é um marco para a Cultura em todo estado pois valoriza as ações e os projetos culturais desenvolvidos pelas prefeituras. Ele defendeu a descentralização dos recursos como uma forma de fortalecer a gestão da cultura e ampliar o acesso às artes e manifestações culturais para a população de todas as regiões do estado.

Ao todo serão contemplados 18 projetos culturais das diferentes linguagens artísticas e áreas temáticas (entre elas Culturas Populares e Tradicionais, Cultura LGBTQIA, Culturas Negras, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Indígenas, Patrimônio Cultural e Bibliotecas). O edital pode ser acessado neste link http://www.cultura.mt.gov.br/documents/362998/13680185/Edital+MT+Afluentes/0086a2da-5b38-99b6-7e01-572ef524c7bd.

O lançamento aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença do Prefeito de Juína, Altir Peruzzo, do Secretário-adjunto de Cultura do Estado, Paulo Traven, do secretário-adjunto de Cultura em Juína e coordenador regional da CIB – Comissão Intergestora Bipartite, Adriano Souza e dos vereadores: Tonhão do Rancho, Tuna, Carlito Pereira, Geraldinho da Palmiteira, Ivo Pedro, Sandro Candido da Silva e Wilson Locatelli.

Além de autoridades do município, participaram da atividade diretores de escolas, conselheiros municipais e agentes culturais do município e região.

Afluentes

A cultura de Mato Grosso é formada por diferentes manifestações e expressões que compõem a diversidade cultural no Estado. Pensando dessa forma, a Secel usou o termo Afluentes para simbolizar a integração dos projetos dentro de uma proposta maior de fomento das políticas culturais, neste caso, aproveitando o encontro do curso das águas que deságuam em um mesmo rio para dar nome ao edital.