Alexandre Brust lança livro “Leonel Brizola”, na Assembleia Legislativa da Bahia

29/11/2019

Na última quarta-feira (27) o advogado e político radicado na Bahia há mais de 40 anos, Alexandre Brust, e o Jornalista baiano, Nilton Nascimento, lançaram o livro “Leonel Brizola”. A Obra é o II volume de uma trilogia que compõe uma biografia política. Evento aconteceu no salão nobre da Assembleia Legislativa da Bahia e teve a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o secretário geral do partido, Manoel Dias, o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal, além dos deputados Roberto Carlos (PDT-BA), Jurandy Oliveira (PRP), Leo Prates (licenciado), Oliveira Santana (PT) e Targino Machado (DEM).

Neste segundo volume, os autores analisam a trajetória do engenheiro e político, Leonel Brizola, a partir do golpe de 1964 até 2004, ano da sua morte. A narrativa faz um recorte desde a construção do golpe que derrubou o governo de João Goulart, a vida no exílio, o envolvimento com a guerrilha, a Operação Pintassilgo, Três Passos e o Movimento Revolucionário Nacionalista.

Brust e Nascimento passeiam pela história do Brasil recente, mas também recontam e analisam o retorno de Brizola ao Brasil, em 1979, e a sua participação intensa no movimento das Diretas Já, em 1984, a disputa da eleição, o primeiro governo no Rio de Janeiro, e a construção das escolas de tempo integral- CIEPS.

A primeira disputa para presidente, em 1989, quando ficou em terceiro lugar, é outra etapa interessante do livro. A narrativa também trata do segundo governo no Rio (1990/1994), e o enfrentamento à Rede Globo, além de discorrer sobre a segunda disputa para presidente, com nova derrota, mas sem perder a rebeldia. Enfim, é uma história contada por quem testemunhou.

Manoel Dias, destacou a necessidade de se manter vivo os ideais e os princípios que nortearam a vida de Brizola. Ele aproveitou para convocar a militância trabalhista a enfrentar as dificuldades que o Brasil enfrenta nesse momento.

“Os jovens de hoje parecem envelhecidos, é preciso que conheçam a história de Brizola. Uma história de rebeldia, coragem e amor pelo Brasil”, pontuou.

Já o Presidente da Assembleia, Nelson Leal, destacou a importância das escolas de tempo integral construídas por Brizola e Darci Ribeiro.

Participaram do evento também membros da Executiva Estadual do PDT, a exemplo de Aldo Queiroz, Eduardo Rodrigues e Danilo Baqueiro, além de militantes e admiradores de Brizola como Roberto Rodrigues, Rafael Deiró, Professor Desiderio Melo, Edson Rodrigues, Odilon Góes, Marivaldo Dantas, Alderico Sena, dentre outros. (Por Evandro Matos e Desiderio Melo).