Adjuto Afonso repercute ação da Defensoria Pública em Manaus

Ascom Adjunto Afonso
28/05/2019

Em entrevista concedida nessa terça-feira (28), o deputado Adjuto Afonso (PDT-AM) ressaltou a ação da Defensoria Pública do estado do Amazonas (DPE-AM), no último final de semana, que resultou no atendimento de 2,5 mil pessoas na capital, com serviços jurídicos a cidadãos com renda familiar de até cinco salários mínimos, ou renda pessoal de até três salários mínimos.

A DPE-AM realizou, nos dias 23 e 24, o “Dia D”, um mutirão de atendimentos promovido em alusão ao Dia do Defensor Público, celebrado em 19 de maio. O órgão ofereceu atendimento jurídico gratuito e orientação em áreas, como Defesa da Mulher, Criança e Adolescente, Direitos Humanos, Previdência, Violência Obstétrica, Consumidor, Criminal, Auditoria Militar, Saúde, Idoso, Lei Maria da Penha, Mediação, Registros Públicos, Sucessões, Divórcio, Guarda, União Estável, Ambiental, Fundiário, dentre outros.

“Parabenizo à Defensoria que, em tão boa hora, realizou essa ação, atendendo um número representativo de pessoas, que muitas vezes não têm condições e nem acesso à justiça paga. A Defensoria é advogada de quem não tem condições de pagar um serviço jurídico, e dá oportunidade para essas pessoas de reivindicar o que elas têm direito enquanto cidadão. Certamente é assim que começamos a resgatar a grande dívida social que temos com o povo”, disse o deputado.

Órgãos como Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Saúde (Susam), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Cultura (SEC), Polícia Civil, Fundação Hemoam, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), fizeram parte da ação, além das concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia.