Adjuto Afonso assume a presidência Frente Parlamentar do Cooperativismo no Amazonas


Ascom deputado Adjuto Afonso
28/03/2019

Frencoop e OCB direcionam ações para atender mais de 60 mil cooperados

Mais de 60 mil associados de cooperativas receberão ações, neste ano de 2019, a partir das atividades da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Amazonas (Frencoop/AM), que passa a ser presidida pelo deputado estadual
Adjuto Afonso (PDT), em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil/Amazonas (OCB/AM).

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (28), lideranças do setor conheceram mais sobre o segmento e de que forma podem se engajar para crescer economicamente.

Adjuto Afonso (PDT) assume a presidência da Frente no lugar do ex-deputado Luiz Castro, do qual era vice. O parlamentar falou com entusiasmo que acredita no cooperativismo como alternativa de renda no estado do Amazonas.

“Nós vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito e queremos incrementar mais. O cooperativismo está crescendo, precisa de mais apoio, mais estrutura, e a Frencoop está dotada dessa estrutura. O presidente Josué Neto nos dotou disso e o objetivo, o foco da Frente é justamente dar apoio para aquelas pessoas que querem se tornar empreendedoras através do cooperativismo, setor que tem um campo muito grande em nosso Estado, mas precisa de incentivo para alavancar ainda mais e gerar mais oportunidades no Estado”, disse o deputado Adjuto Afonso.

O presidente da OCB/AM, Merched Chaar, enfatizou em números a abrangência do cooperativismo no Amazonas, que agrega mais de 60 mil pessoas. “Nós temos registrado na Junta Comercial 350 cooperativas, mas na OCB, que são aquelas que estão funcionando realmente, são 154 cooperativas, e nós somos mais de 15 mil cooperados, multiplicado por quatro, que é o número equivalente a uma família, nós temos mais ou menos 60 mil pessoas que vivem exclusivamente do trabalho cooperativista em todo o Estado do Amazonas, grande parte, em Manaus”, revelou Chaar.

Durante o evento o presidente da OCB/AM entregou ao deputado Adjuto Afonso, um documento com as principais demandas do setor. Ele ressaltou que é necessário o engajamento dos parlamentares para que o cooperativismo cresça ainda mais.

“Temos que incentivar de uma maneira geral, precisamos fortalecer a Frente Parlamentar do Cooperativismo, aceitando novos membros, que possam ajudar. Isso é um trabalho que o nosso presidente, deputado Adjuto Afonso, tem desenvolvido. Nós precisamos dos nossos deputados para que defendam os projetos que trarão benefícios ao cooperativismo e nós defender daqueles que nos imputam prejuízos. Temos todas as propostas para a Assembleia pautadas por cada um dos ramos: transporte, saúde, educação, agricultura, e como poderemos contribuir para o crescimento de nosso Estado, tanto na questão econômica, quanto social e ambiental”, destacou o presidente da OCB/AM.

A OCB nacional também enviou o gerente de relações institucionais, Eduardo Queiroz, que ministrou palestra esclarecendo de forma detalhada o papel da Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Participaram, ainda, o vereador Diego Afonso (PDT), que presidirá a Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara Municipal – em fase de instalação -, Petrúcio Magalhães, titular da Secretaria de Produção Rural do Estado, presidentes de Cooperativas, conselheiros da OCB/AM, e corpo técnico da OCB/AM e da Frencoop.