Nesta quarta (13), às 19h, o 2º dia da Webconferência sobre Direito Eleitoral

Elizângela Isaque

“Nós temos a responsabilidade de formar quadros, mulheres e homens livres, que tenham consciência e responsabilidade do seu papel a desempenhar”, afirmou o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, nessa terça-feira (12), ao abrir as Webconferências Temáticas acerca do Direito Eleitoral.

Realizada pela Universidade Leonel Brizola (ULB) e pela Fundação Leonel Brizola Alberto- Pasqualini (FLB-AP), as webconferências, que terminam hoje (13), visam promover uma melhor atuação dos advogados e militantes do partido em defesa dos candidatos no processo eleitoral deste ano.

Em sua fala, Carlos Lupi chamou a atenção para o rigor das novas regras eleitorais, sobretudo quanto ao financiamento das campanhas. Ele destacou a importância de se fazer uma campanha “mais limpa, mais barata, mais pé no chão”, e levarem mais esclarecimentos e conscientização, propostas e projetos, relegando ao dinheiro um papel secundário em todo o processo.

O secretário-geral nacional do PDT e presidente da FLB – AP, Manoel Dias, ressaltou a importância de se formar multiplicadores que sejam capazes de levar, com convicção, os ideais do partido para todo o país. Ele também destacou que a disseminação do conhecimento por meio das webconferências e dos fóruns realizados pela ULB são abertos a todos os advogados e demais interessados, inclusive de outras legendas.

“O partido é a ferramenta da democracia. Nós temos que fortalecer os partidos. Aqueles partidos que têm propostas, que têm definição ideológica, que tem lado. Não precisa ser só o nosso”, ressaltou Manoel Dias.

Conferencistas

Ontem, o conferencista Weslei Machado, professor e analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), discorreu sobre o tema “Convenções e registro de candidaturas”.  Na oportunidade, ele esclareceu as principais dúvidas referentes à aplicação e interpretação das novas normas inseridas na Lei 13.165, para evitar vícios e problemas que afetem as candidaturas.

Valéria Paes Landim, doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade Kiel, na Alemanha, e especialista em Direito Eleitoral, falou sobre a Pré-campanha eleitoral e a Propaganda eleitoral. Ela alertou os advogados quanto à importância de todos os atos preparatórios da campanha serem previamente organizados para que ela seja bem sucedida.

Hoje, os conferencistas são: Marlon Reis, ex-juiz, advogado militante, professor e um dos autores da Lei da Ficha Limpa e o Professor Júlio Rocha, militante fundador do PDT. Dente os temas tratados está a Captação ilícita de sufrágio e Abuso de poder econômico e político.

Assista ao primeiro dia das Webconferências Temáticas, também disponível no Fórum de Discussão Permanente de Direito Eleitoral: https://youtu.be/8iJX1m3OSFo.

Para participar da webconferência de hoje, acesse o link e cadastre-se: http://ulb.org.br/login/index.php