Ação da Mulher Trabalhista de Natal celebra os 37 Anos do movimento com debate

05/06/2018

A Ação da Mulher Trabalhista (AMT) do Rio Grande do Norte realizou, na manhã do último sábado (2), seu Congresso Municipal que teve como tema “A Mulher nos seus Diversos Espaços: o Público, o Privado e o Político”. Com um grande público presente, o Congresso Municipal da AMT aconteceu na sede do Diretório Estadual do PDT RN, bairro do Tirol, na capital potiguar.

O evento também cedeu espaço para o momento da posse dos novos membros do Diretório Municipal da AMT Natal com vigência para os próximos dois anos.

A presidente municipal da AMT de Natal, Gil Alves, abriu o evento fazendo um breve relato sobre o verdadeiro sentido do feminismo destacando a importância da AMT e seus 37 anos de fundação.

“Nosso Congresso hoje acontece em um momento muito especial. Amanhã o Movimento Feminista Trabalhista do PDT está completando 37 anos de militância por um mundo melhor, uma sociedade mais justa e igualitária. Pois é sobre igualdade que se trata a nossa luta feminista”.

Para a abertura da Palestra, a presidente estadual da AMT, Andréa Ramalho, deixou sua mensagem às militantes trabalhistas presentes ao evento e deu as boas vindas a vereadora Nina Souza, recentemente incorporada aos quadros do partido à convite do presidente estadual do PDT e pré-candidato ao governo do estado, Carlos Eduardo Alves.

“Vamos acolher Nina, mais uma mulher de luta, preparada, que chega ao nosso partido, a convite de nosso futuro governador Carlos Eduardo. Nós precisamos de mulheres que venham somar nessa luta por mais espaços. Somos mais de 50% do eleitorado e não temos essa representatividade na atividade política. Então eu entendo que muito de nossa função aqui na AMT é ir buscar mulheres que compartilhem junto com os homens esse desejo de representação social. Nós só teremos verdadeiramente uma sociedade democrática, livre e justa quando a igualdade entre homens e mulheres na representação política ocorrer de fato”, discursou Andréa.

A palestra proferida pela advogada e gestora de políticas públicas, Raquel Costa, cujo tema foi “A Mulher nos seus Diversos Espaços: o Público, o Privado e o Político” fez uma análise profunda sobre o papel da mulher na sociedade, pontuando as conquistas, os avanços e o muito que ainda há de se percorrer para o ideal de uma sociedade justa, onde a promoção dos direitos das mulheres sejam assegurados, bem como uma redefinição das estruturas de valores vigentes seja efetivada.

A palestrante destacou também a importância da participação da mulheres em todo o processo político de decisão e não somente na detenção do mandato. Após a palestra, abriu-se o debate para a plateia e a reflexão sobre os lugares que as mulheres ocupam atualmente na sociedade e nos espaços de poder, principalmente nos espaços de tomadas de decisões políticas e das atividades que ainda são associados à mulher, expôs diversos relatos emocionantes.

“Ainda somos poucas nos parlamentos. Somos maioria no eleitorado e minoria na hora de sermos votadas. Essa é uma realidade que precisa ser alterada. Mas precisamos fazer parte de todo processo, estar atuantes, militando e nos candidatando. O que não quer dizer que não ser candidata ou não ter um mandato, nos deixa sem voz. Todas nós que estamos aqui somos motores da mudança. Fazer parte deste Movimento significa estar construindo seres políticos transformadores de realidades. Os Movimentos representam caminhos para a constituição de pessoas políticas, sujeitos ativos capazes de transformar uma comunidade cívica. E a AMT é uma voz multiplicadora de conhecimento e de empoderamento das mulheres”, finalizou Raquel.