“A próxima grave crise mundial será ambiental”, projeta Manoel Dias


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
15/09/2020

No seminário do Ecotrabalhismo, o secretário-geral nacional do PDT considera a temática essencial

“A efetiva proteção ao meio ambiente passa diretamente pelo fortalecimento da formação e do engajamento da nossa militância”, afirmou o presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, durante a abertura, nesta terça-feira (15), do seminário virtual “Ecotrabalhismo e as eleições 2020”. O evento foi liderado pela presidente nacional do movimento do PDT, Ivana Groff, e faz parte do projeto “Escola de Candidatos”.

“Com um povo consciente, nós conseguiremos não só evitar uma catástrofe sem precedentes contra a natureza, mas também acumularemos reflexos positivos em diversas outras áreas, como educação e saúde. É um círculo virtuoso que o PDT busca construir, de forma democrática, para almejar um país mais justo e igual”, comentou Dias, que também é secretário-geral nacional do partido.

“É um compromisso inadiável para nossos prefeitos e vereadores. Assim, vamos conseguir garantir uma melhor qualidade de vida para o povo e, em conjunto, garante a preservação do meio ambiente”, completou, ao mencionar as queimadas nas regiões do Pantanal e da Amazônia e a consequente culpa do governo Bolsonaro.

Para Ivana Groff, o movimento tem atuado, em todas as regiões, para constituir direções e ampliar a integração do partido com as populações e suas especificidades.

“O Ecotrabalhismo simboliza a essência do PDT. Com união, conhecimento e disposição, estamos lutando contra o sistemático ataque do governo bolsonarista contra o meio ambiente. Décadas de progresso foram destruídos por interesses nocivos não só à natureza, mas também aos direitos de cada cidadão”, relata.

“Diante deste cenário, estamos progredindo e teremos um recorde de candidatos alinhados com nossas bandeiras. Vamos surpreender, pois o legado de Leonel Brizola nos impulsiona em cada enfrentamento”, acrescentou.

Programação

Ao longo de seis datas, o seminário reunirá palestrantes que promoverão, de forma interativa, novos debates sobre a inclusão da temática nos projetos de candidatos a prefeito e vereador em todo o país.

No próximo dia 15, o ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito em Foz do Iguaçu, Nelton Friedrich, abordará o legado ambiental trabalhista, enquanto, no dia 16, o historiador Wendel Pinheiro fará uma abordagem sobre a trajetória do trabalhismo. O terceiro encontro, no dia 17, contará com José Eugênes e Leonardo Britto falando sobre mídias sociais.

Na sequência, o advogado Bruno Ruas tratará, no dia 18, sobre legislação eleitoral. Já no dia 19, o professor universitário, Pedro Henrique Cristo, descreve o conceito de urbanismo social e ecológico. No encerramento, o candidato a vereador no Rio de Janeiro e cientista político, Everton Gomes, detalha a conjuntura do tema no processo eleitoral.