PDT-RJ realiza II Curso de Capacitação através da Fundação Brizola-Pasqualini

Ascom PDT
28/6/2007


O PDT-RJ promove neste final de semana, no sábado (30/6) e domingo (01/7), através da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), seção Rio de Janeiro, o II Curso de Capacitação Política com palestras, debates e dinâmicas de grupos. Também participam da organização as Executivas estadual e municipal do PDT-RJ, além da direção da Juventude do partido.

Entre outros, farão palestras o jornalista e escritor José Augusto Ribeiro – sobre o ideário trabalhista; o ex-deputado Sergio Miranda, sobre as reformas sindical, trabalhista e previdenciária; o jornalista José Carlos de Assis, sobre economia e sistema financeiro; o escritor Moacir Lopes, sobre as lutas do povo brasileiro, Trajano Ribeiro, sobre o que é política; e o mestrando Everton Gomes, da JS-PDT, sobre teoria geral do estado. A coordenação pedagógica do curso foi de Wendel Pinheiro, da JS-PDT, com a ajuda de Bruno Sereno, também da JS.


Outros temas que terão destaque no curso serão a Universidade Leonel Brizola, a criação de núcleos de base do partido, a organização partidária e a história do PDT. O curso será aberto no sábado às 9 horas da manhã, com encerramento no primeiro dia previsto para as 18 horas. No domingo as palestras começam às 9 horas e terminam às 13h40m, com almoço de confraternização. O Ministro Carlos Lupi, presidente Nacional do PDT, deverá fazer palestra sobre Organização Partidária a partir das 11 horas da manhã.

As aulas, palestras e dinâmicas de grupo serão dadas na sede do Diretório Regional do PDT, na rua 7 de Setembro 141, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições para o curso foram feitas através das executivas dos diretórios regional e municipal (da Cidade do Rio de Janeiro) do PDT, e da executiva da Juventude. Ao todo serão 50 alunos-participantes e a direção da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini decidiu que os militantes que se escreveram além do número de vagas para o II Curso, 50, automaticamente estarão inscritos para o III Curso de Capacitação que deverá se realizar, em princípio, no mês de agosto próximo.

O objetivo principal do II Curso de Capacitação, segundo a direção da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini é, dando continuidade ao curso de capacitação realizado ano passado em Mogi das Cruzes (SP), estimular a militancia partidária não só a conhecer a história do Trabalhismo, como trabalhar pela difusão do ideário trabalhista na sociedade.

Outro objetivo é capacitar os participantes a conhecerem bem o projeto da Universidade aberta Leonel Brizola para que ajudem a difundi-lo em suas bases de atuação, ampliando a audiência da programação veiculada pelo PDT todo o sábado, a partir das 18 horas, que vai além das aulas da universidade aberta – difundindo informações e palestras do interesse do universo pedetista com a cobertura nacional permitida pela trasmissão de TV via satélite, atingindo também o Norte da Argentina, o Paraguai, o Uruguai; toda a Amazônia e países limítrofes do Norte do país. A idéia central dos organizadores do curso é que os alunos/militantes, de posse das informações, trabalhem pela fundação de tele-salas em suas respectivas comunidades na Cidade do Rio de Janeiro e municípios do Grande Rio – que funcionariam também como núcleos de base do PDT.


Leia o programa do II Curso de Capacitação