PDT nacional fecha questão a favor da CPMF

O PDT decidiu fechar questão a favor da aprovação da Emenda Constitucional que ratifica a CPMF, por considerá-la um imposto democrático e altamente necessário ao desenvolvimento do país, durante reunião, hoje (11/09/07) em Brasíllia, da Executiva Nacional, as Bancadas da Câmara e do Senado e os Presidentes de Diretórios Regionais.

Durante os debates, conduzidos pelo presidente nacional, Carlos Lupi, foi observado que o PDT, historicamente, sempre votou a favor da medida, desde a época em que era oposição no Governo Fernando Henrique. O líder na Câmara, deputado Miro Teixeira, disse que a posição do partido não envolvia troca-troca, enquanto o senador Jefferson Peres, do Amazonas, destacou o volume representado pela arrecadação da CPMF: 38 bilhões de reais.

Já o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, de São Paulo, explicou que suas propostas de reescalonamento, que previam a diminuição gradativa até a extinção do imposto, não vai influenciar em sua decisão de acompanhar a decisão partidária.

O PDT ainda discutiu as eleições municipais de 2008, quando solicitou aos futuros candidatos a formalizarem sua filiação até o próximo dia 30 de setembro, como determina a lei (um ano antes do pleito) e enfatizou que a posição prioritária é lançar candidato próprio nos municípios, não se furtando a compor alianças, quando as condições políticas o exigirem.

Por fim, o secretário nacional Manoel Dias confirmou para abril de 2008 a realização do V Congresso Nacional do PDT e para isso solicitou que os diretórios regionais organizem suas teses e participação até dezembro próximo.

Manoel Dias ainda falou sobre a necessidade de o partido incrementar a criação dos núcleos de bases para formar lideranças, lembrando o papel da Universidade Leonel Brizola, que já está com 200 pontos de TV montados em todo o país, com cursos ’a distância sobre formação política e administração pública. Destes 200, 20 pontos estão em Roraima, onde segundo o presidente Mário Rocha, já existem dois mil alunos matriculados.

Ao final da reunião foi divulgada a seguinte nota oficial:

NOTA OFICIAL

A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), reunida em Brasília nesta segunda-feira (11/9) com a bancada do partido na Câmara e no Senado Federal, mais os presidentes dos Diretórios Regionais, além de discutir questões relacionadas a organização do IV Congresso Nacional do partido marcada para abril de 2008; decidiu fechar questão a favor da continuidade da CPMF, atualmente em discussão no Congresso Nacional.

No entendimento da Direção Nacional do PDT, o governo não pode abrir mão desta arrecadação, fundamental para dar continuidade aos programas sociais e da área da saúde que atendem aos brasileiros mais desfavorecidos.

Brasília, 11 de setembro de 2007.

Carlos Lupi
Presidente Nacional do PDT

Manoel Dias
Secretário Nacional do PDT

Ao final da reunião foi divulgada a seguinte nota oficial:

NOTA OFICIAL

Brasília, 11 de setembro de 2007.

Carlos Lupi

Presidente Nacional do PDT