PDT lembra Getúlio no 55º aniversário de sua morte

O 55º aniversário da morte do presidente Getúlio Vargas foi lembrado em todo país com homenagens no Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Borja, Salvador e várias outras cidades brasileiras. O presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha, e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estiveram juntos nos atos realizados em Porto Alegre. Em Salvador, pedetistas históricos se reuniram em torno do Busto de Getúlio, liderados por Hari Brust, dirigente do PDT local.

Ainda no Rio de Janeiro (foto de Flávio Pacheco), Lupi participou da homenagem realizada ao pé do busto do presidente Vargas existente na Cinelândia, no Centro da Cidade. Em Salvador, Bahia, a direção local do partido também lembrou a data.

Após 55 anos de sua morte, Getúlio Vargas permanece vivo na memória do povo brasileiro. Este foi o destaque dado pelos líderes trabalhistas gaúchos em São Borja, neste 24 de agosto, em ato político realizado no Memorial Getulio Vargas, na Praça XV de Novembro enquanto em Porto Alegre, pedetistas se concentravam no monumento à Carta Testamento na Praça da Alfândega, no final da tarde.

“Hoje, em todos os municípios gaúchos e brasileiros, a memória de Getúlio Vargas está sendo reverenciada”, afirmou o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr, destacando a importância de São Borja pelo seu simbolismo para o trabalhismo.

"O tempo não supera a obra de Getúlio Vargas", disse Bolzan,mostrando que em qualquer área de governo, nas ações sociais e na economia há uma marca deixada pelo líder trabalhista. "Ele foi um líder que soube conduzir seu povo e promoveu desenvolvimento até o dia de sua morte", destacou o presidente do PDT-RS, junto ao Memorial projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na praça principal de São Borja. (Na foto à direita, os pedetistas da Bahia)

A tentativa de eliminar a Era Vargas, como chegou a anunciar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, serviu para os trabalhistas evidenciarem ainda mais a importância histórica do presidente que se matou na manhã do dia 24 de agosto de 1954, depois de tensa reunião ministerial e acusado de corrupção em seu governo.

"Antes de Getúlio nao existia cidadania", disse por sua vez o presidente do PDT de São Borja, Hugo Rubim Pereira,mostrando que Getúlio morreu por seus acertos sociais, trabalhistas e pelo desenvolvimento que promoveu no país.

Pré-sal

"O grande salto de inclusão social quem fez foi Getúlio, com os direitos trabalhistas", completou o líder da bancada do PDT, deputado Adroaldo Loureiro, para quem a atualidade da Carta Testamento deve ser renovada agora, na luta pela defesa do pré-sal.

"Trata-se de patrimônio nacional e  temos que reeditar esta luta", conclamou o parlamentar.

O nacionalismo defendido por Vargas ganhou apoio da nova geração de políticos forjados pelo trabalhismo, como é o caso do neto de João Goulart, Christopher Goulart, 32 anos, que vem assumindo a herança histórica do avô -  deposto pela ditadura militar e morto no exílio em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Falando em nome do Instituto João Goulart, o jovem advogado disse que a Carta Testamento é o documento público mais importante do país. Ao referir que o tiro no peito de Getúlio atingiu a soberania nacional, Christopher alertou que a recente crise econômica sinaliza para a necessidade de controle da economia através do Estado.

Para o presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha, as homenagens para Getúlio reafirmam o compromisso partidário com a luta pela soberania do país. "Temos esta responsabilidade", disse Vieira junto ao Memorial que, em 2004, quando presidente da Assembléia Legislativa, concretizou na cidade histórica do trabalhismo. Lembrou que as principais conquistas sociais e trabalhistas do povo brasileiro foram obra de Getúlio Vargas, "ele é o símbolo do Brasil desenvolvido".

Os líderes pedetistas fizeram uma visita ao Museu Getúlio Vargas, localizado na casa onde o presidente viveu com sua esposa, d. Darcy, antes de se mudar para o Rio de Janeiro. Lá estão diversos objetos pessoais e documentos, como o último terno usado por Vargas na reunião ministerial que antecedeu sua morte, seus livros, o atestado de óbito e fotografias.

O local também tem contato com o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sendo possível a utilização do acervo da obra de Getúlio. Segundo Verônica Krassmann, professora responsável pelo museu, são muitos os visitantes, inclusive estrangeiros que procuram o local para conclusão de estudos acadêmicos.

Romildo Bolzan, Vieira da Cunha e o deputado Adroaldo Loureiro, acompanhados do prefeito de São Borja, Mariovane Weis e vereadores, também estiveram no Cemitério Jardim da Paz, para uma visita aos túmulos de João Goulart e de Leonel Brizola.

Em Porto Alegre, às 20h, no Parque da Harmonia, o presidente estadual do PDT, juntamente com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, recebeu a filiação de diversos líderes sindicais, entre eles o presidente da Força Sindical, Cláudio Janta.

“O tempo não supera a obra de Getúlio Vargas”, disse Bolzan,mostrando que em qualquer área de governo, nas ações sociais e na economia há uma marca deixada pelo líder trabalhista. “Ele foi um líder que soube conduzir seu povo e promoveu desenvolvimento até o dia de sua morte”, destacou o presidente do PDT-RS, junto ao Memorial projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na praça principal de São Borja. (Na foto à direita, os pedetistas da Bahia)

“Antes de Getúlio nao existia cidadania”, disse por sua vez o presidente do PDT de São Borja, Hugo Rubim Pereira,mostrando que Getúlio morreu por seus acertos sociais, trabalhistas e pelo desenvolvimento que promoveu no país.

Pré-sal

“O grande salto de inclusão social quem fez foi Getúlio, com os direitos trabalhistas”, completou o líder da bancada do PDT, deputado Adroaldo Loureiro, para quem a atualidade da Carta Testamento deve ser renovada agora, na luta pela defesa do pré-sal.

“Trata-se de patrimônio nacional e  temos que reeditar esta luta”, conclamou o parlamentar.

O nacionalismo defendido por Vargas ganhou apoio da nova geração de políticos forjados pelo trabalhismo, como é o caso do neto de João Goulart, Christopher Goulart, 32 anos, que vem assumindo a herança histórica do avô –  deposto pela ditadura militar e morto no exílio em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Para o presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha, as homenagens para Getúlio reafirmam o compromisso partidário com a luta pela soberania do país. “Temos esta responsabilidade”, disse Vieira junto ao Memorial que, em 2004, quando presidente da Assembléia Legislativa, concretizou na cidade histórica do trabalhismo. Lembrou que as principais conquistas sociais e trabalhistas do povo brasileiro foram obra de Getúlio Vargas, “ele é o símbolo do Brasil desenvolvido”.