PDT celebra Dia da Consciência Negra

O PDT participa hoje às 10 horas da manhã das celebrações do Dia daConsciência Negra no Monumento à Zumbi dos Palmares, na Praça Onze, noCentro do Rio de Janeiro. A presidente do Movimento Negro do PDT,Edialeda Salgado do Nascimento, acompanhada de militantes, homenagearᖠalém de Zumbi - ao ex-governador Leonel Brizola por ter tido ainiciativa, há 19 anos, de construir o monumento à Zumbi - o primeirodo Brasil dedicado ao herói negro; e também ter sido o primeiro governador a instituir o feriado do Dia da Consciência Negra.
As homenagens ao herói de Palmares foram iniciativas do então deputadoestadual José Miguel, do PDT, que contaram com apoio integral deBrizola e do vice-governador e secretário de Cultura da época,professor Darcy Ribeiro. A Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT criou este ano osprêmios Manoel Congo e Mariana Crioula para homenagear as mulheres ehomens que se distinguirem na luta em defesa dos afro-descendentes.Manuel Congo e Mariana Crioula lideraram a Revolta de Vassouras - emnovembro de 1838 – quando tentaram criar o Quilombo de Santa Catarina,no Médio Paraíba, no Sul fluminense.

Ascom PDT

O PDT participa hoje às 10 horas da manhã das celebrações do Dia daConsciência Negra no Monumento à Zumbi dos Palmares, na Praça Onze, noCentro do Rio de Janeiro. A presidente do Movimento Negro do PDT,Edialeda Salgado do Nascimento, acompanhada de militantes, homenagearᖠalém de Zumbi – ao ex-governador Leonel Brizola por ter tido ainiciativa, há 19 anos, de construir o monumento à Zumbi – o primeirodo Brasil dedicado ao herói negro; e também ter sido o primeiro governador a instituir o feriado do Dia da Consciência Negra.
As homenagens ao herói de Palmares foram iniciativas do então deputadoestadual José Miguel, do PDT, que contaram com apoio integral deBrizola e do vice-governador e secretário de Cultura da época,professor Darcy Ribeiro. A Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT criou este ano osprêmios Manoel Congo e Mariana Crioula para homenagear as mulheres ehomens que se distinguirem na luta em defesa dos afro-descendentes.Manuel Congo e Mariana Crioula lideraram a Revolta de Vassouras – emnovembro de 1838 – quando tentaram criar o Quilombo de Santa Catarina,no Médio Paraíba, no Sul fluminense.

Ascom PDT